Arquitetos dinamarqueses ganham concurso para projeto de maior usina de incineração de lixo do mundo

Os escritórios de arquitetura Schmidt Hammer Lassen Architects e Gottlieb Paludan Architects venceram o concurso para a construção de uma usina resíduo-energia (REN) em Shenzhen, na China. O projeto é correspondente à maior usina desse tipo no mundo, que deverá incinerar cinco mil toneladas de lixo por dia - o equivalente a um terço do que é produzido pela cidade de 20 milhões de habitantes em um ano.

O design envolve a planta de modo integral, desde os prédios auxiliares ao prédio circular, que quebra a tradição do prédio industrial retangular. Ao propor a forma circular, a pegada da planta é minimizada e a quantidade de escavação necessária para a construção da torre, reduzida.

O público visitante é convidado ao prédio pela paisagem do parque, e a entrada é feita por uma ponte, que surge dentre os montes característicos da vegetação local e dá acesso a um lobby e a um centro de visitantes, onde é possível a vista do maquinário. Um corredor interno e uma passarela circundam a construção, explicando cada processo, e dão acesso a um passeio público de 1,5 km no telhado, com a vista panorâmica de Shenzhen.

O telhado de 66 mil m² é desenhado para ser coberto por 44 mil m² de painéis fotovoltaicos, que providenciarão a oportunidade à usina, não apenas de contribuir com uma maneira mais limpa de lidar com o lixo da cidade, mas também de promover o uso de energia limpa.

A planta ainda promove e dá visibilidade à produção das RENs como processo importante para lidar com os problemas de acúmulo de lixo e de encontrar formas mais limpas de produção de energia. Os visitantes do local ainda receberão informações sobre o desafio da grande produção de lixo diária e aprenderão sobre iniciativas de redução do resíduo domiciliar. O começo do funcionamento da usina, de aproximadamente 112 mil m², está previsto para 2020.

Fonte: PiniWeb

Atendimento

Av. Gen Emílio Lúcio Esteves, 337 / 345
Sta Maria Goretti - Porto Alegre/RS

* Próximo Estádio do Zéquinha

Horários de atendimento:
Segunda à Sexta
8:00hs às 12:00hs
13h30hs às 17:30hs

Telefone: 51 3342.4099 / 99228 7540

© 2018 Trapézio Andaimes • Todos os direitos reservados